terça-feira, 21 de outubro de 2008

Algumas notas sobre o Gnosticismo

A visão do mundo Gnóstica em poucas palavras:

1) Somos eternos e imortais – A nossa responsabilidade principal não é para com factores materiais mas sim para como aquela parte mais intima do nosso ser que é Divina e como tal não limitada pelo tempo nem pelo Universo Físico.

2) O Sistema não é o mundo – o mundo possui muitas coisas boas mas a totalidade delas encontra-se sujeita a um sistema opressivo de economia, política, burocracia que nos condena à injustiça e à ignorância. O sistema conspira para nos roubar do nosso conhecimento da nossa unidade com o Divino.

3) A fé não nos salvará do sistema – só o conhecimento (a gnose) pode levar-nos a compreender a verdadeira natureza do nossa chama Divina e a forma como se relaciona com o resto do mundo. O gnosticismo não se vale de crenças mas sim de experiências, é preciso uma mente desperta e curiosa tal como um coração corajoso e com compaixão para seguir este caminho.

4) Há sabedoria no mundo e anseia por ser descoberta – através da linguagem gnóstica (sonhos, mito, poesia, intuição e imaginação) podemos primeiro reconhecer e mais tarde interpretar essa sabedoria.


Sem comentários: